10.05.2008

2.3.6 A reclamação e a devolução

Ao verificar a mercadoria recebida, o comprador constata, por vezes, que a mesma não corresponde ao que foi encomendado (apresenta defeito de fabrico, não é igual à amostra, não corresponde à mercadoria descrita, etc.). pelo que deve proceder à sua reclamação no prazo de 8 dias (artº 471º do Código Comercial) - consultar o código comercial, através de procura no Google. Este prazo começa a contar a partir do momento em que o comprador recepciona das mercadorias.




No caso de reclamação e/ou devolução é necessário proceder à rectificação da factura emitida. Os documentos utilizados são: A nota de débito e a nota de crédito.

A nota de débito é o documento que rectifica positivamente o valor da factura, quando o vendedor, por lapso. Se esqueceu de mencionar alguma despesa por conta do comprador ou errou algum cálculo.

As causas mais vulgares que estão na origem da emissão das notas de débito são:
- não inclusão, na factura, de despesas de tranporte que correm por conta do comprador;
- valor de embalagens de transporte que, por lapso. Não foram debitadas;
- diferença, para menos, nos preços ou nos cálculos;
- inclusão, na factura, de descontos indevidos.



Tal como a nota de débito, também a nota de crédito é emitida pelo vendedor para rectificar o valor da factura, só que neste caso para menos.


A emissão da nota de crédito pode dever-se a:
- não inclusão na factura dos descontos acordados, ou sua inclusão por valores inferiores;
- devolução de mercadorias ou embalagens que tenham sido debitadas;
- diferença para mais, nos preços ou nos cálculos.

Questionário

No programa Excel, faça os documentos apresentados, posteriormente deverá colocá-los no seu blogue (portfólio electrónico).


1. Deverá referir o que é colocado em cada uma das partes do documento assinalados com números.


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